files 280
SEMINÁRIO
ADMINISTRAÇÃO
“O homem não teria alcançado o possível se repetidas vezes não tivesse tentado o impossível.” –
Max Weber – Henry Ford
ORIGEM
* Surgiu a partir de várias pesquisas feitas para verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de empresas. * Os resultados surpreenderam, pois indicava que não havia uma forma melhor ou única, e sim que tanto a estrutura quanto o funcionamento das organizações dependiam da relação com o ambiente externo.
Abordagem da Teoria Contigencial
Abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. A abordagem contingencial conclui que os fatores ambiente e tecnologia são fundamentais
para o
equilíbrio
e
ponderação
dentro
das
organizações, podendo tais aspectos atuarem como oportunidade ou restrições. Aspectos Básicos:
*
*
*
Natureza sistêmica, isto é, ela é um sistema aberto;
Interação entre si e com o ambiente;
Características ambientais são variáveis independentes, enquanto as características organizacionais são variáveis dependentes daquelas.
AMBIENTE
*
O ambiente é o contexto que envolve externamente a organização (ou sistema). Como a organização é um sistema aberto, ela mantém transações e intercâmbio com o seu meio.
•
Como o ambiente é extremamente vasto e complexo, as organizações não podem absorvê-lo, conhecê-lo e compreendê-lo em sua totalidade e complexidade, o que seria inimaginável.
*
Para lidar com a complexidade ambiental as organizações selecionam seus ambientes e passam a visualizar o seu mundo exterior apenas nas partes escolhidas e selecionadas desse conjunto.
*
As organizações percebem subjetivamente seus ambientes de acordo com suas expectativas, experiências, problemas, convicções e motivações. Cada organização percebe e interpreta de forma própria o contexto ambiental. Isso significa