File Systems
INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS OPERATIVOS
FILE SYSTEMS
Elaborado por:
Índice
Introdução…………………………………………………………………………Pág. 3
Shell………………………………………………………………………………..Pág. 4
Processos e threads……………………………………………………………..Pág. 6
File Systems……………………………………………………………………...Pág. 7
Conclusão…………………………………………………………………………Pág. 9
Webgrafia…………………………………………………………………………Pág. 10
Introdução
Um dos diversos objetivos deste trabalho é compreender o conceito de Shell, conhecer a sua história e diferenciar de entre os existentes, os mais importantes.
Outro objetivo deste trabalho é também conhecer os diferentes tipos de file systems, como por exemplo ext4 e NTFS, e as suas funcionalidades.
Por ultimo vamos também falar sobre os conceitos de processos e threads, como funcionam e qual a relação entre ambos.
O que é uma shell
Shell é um programa que recebe comandos escritos pelo utilizador e disponibiliza-os ao sistema operativo para executar. Nos primeiros anos de Unix, sh era a única interface de utilizador disponivel. Hoje em dia existem interfaces de utilizador graficas em conjunto com interfaces em linha de comandos.
Os diferentes tipos de shells
sh
Das primeiras shells criadas para Unix, escrita por Steve Bourne na AT&T em 1977 e é conhecida por Bourne shell. Sh foi durante anos a shell principal de muitos sistemas operativos baseados em Unix e utlizadores root. A Bourne shell não possui nem as funcionalidades interativas nem as construções complexas de programação que outras shells teem. Todas as shells teem descendencia da sh e está disponivel em todos os sistemas baseados em Unix.
csh
Escrita por Bill Joy na University of California, Berkley e lançado em 1978. A sintax interna