Filas de Espera
As filas de espera são uma necessidade sempre que o número de clientes é superior ao número de servidores. Como o servidor demora algum tempo a atender cada cliente, em muitas situações os clientes vão encontrar o servidor ocupado e terão de aguardar em fila de espera.
Embora o estudo de sistemas FILA/SERVIDOR se aplique em inúmeras áreas, tem alguma importância no estudo do comportamento das redes de computadores.
Numa rede de computadores podemos encontrar filas de espera em quase todos os níveis, desde a comutação de “tramas” na camada de ligação lógica até aos servidores de aplicação no nível 7.
A Teoria das Filas de Espera é uma ferramenta importante que nos permite analisar e prever o comportamento de uma variada gama de elementos comuns em redes de computadores. Numa fase posterior será abordada a aplicação desta teoria às redes comutadas, que constituem verdadeiras redes de filas de espera.
Para efetuar uma análise teórica de uma fila de espera teremos de entrar em consideração com diversos tipos de parâmetros que a caracterizam.
Gestão de Filas
Empresas e instituições orientadas para a prestação de serviços a clientes deparam-se frequentemente com o problema de terem longas filas de espera, o que causa mal estar, tanto para clientes como para colaboradores, resultando num decréscimo de eficiência e produtividade.
A solução passa por um sistema de gestão de filas de atendimento que permite o tratamento do tempo de espera para atendimento.
Em vez de ficarem de pé, os clientes podem sentar-se e relaxar, efetuar outras tarefas sem estarem preocupados em deixar passar a sua vez, ou mesmo consultar informações úteis da empresa enquanto aguardam confortavelmente por serem atendidos.
Desta forma, qualquer empresa ou instituição orientada para o atendimento de clientes poderá melhorar significativamente a qualidade dos serviços prestados, beneficiando a sua imagem institucional perante os seus clientes.
Em situações de atendimento ao público em