filadelfia analise
Andrew Beckett é um promissor advogado de um conceituado e tradicional escritório na Filadélfia. Bem sucedido e de boa aparência conquista a confiança de seus chefes, no entanto, escondia sua sexualidade e estado de saúde. Quando os sintomas da AIDS começam a aparecer ele é demitido sob alegação de incompetência decorrente de uma sabotagem realizada pelos próprios patrões, que se revelam altamente preconceituosos. Sentindo-se descriminado, Beckett começa a procurar um advogado que possa defender sua causa, porém sem sucesso. Numa última esperança, ele encontra Joe Miller, um advogado secretamente homofóbico. Após passarem várias horas juntos, passam a confiar um no outro e a fazer de tudo para provar que Andrew foi demitido exclusivamente pelo fato de ser homossexual e portador do vírus da AIDS, sem justa causa.
2. CONTEXTO HISTÓRICO
O filme se passa na Filadélfia numa época que a AIDS ainda era um grande mistério. O HIV era normalmente associado aos homossexuais e todo tipo de boato circulava entre as pessoas, que não se preocupavam em saber exatamente como o vírus era contraído. Esse fato é demonstrado no filme quando o advogado Miller fica olhando para as mãos constantemente após seu encontro com Beckett e em seguida chama um médico.
A sociedade era extremamente conservadora e machista, além de o preconceito ser um agravante para a conduta das pessoas.
3. ANÁLISE
Tipos de persuasão A advogada de defesa utiliza repetidamente a palavra “fato” em seu discurso inicial. Ela diz que é fato Beckett ser incompetente. É fato que ele mentiu etc. Essa repetição e o discurso voltado para os argumentos caracterizam o logos. Os argumentos foram minuciosamente organizados de acordo com suas respectivas forças. A advogada finaliza então com seu argumento mais forte, afirmando que Andrew Beckett estaria morrendo e assim, zangado pelo seu estilo de vida imprudente encurtar sua vida e por isso estaria atacando.
O advogado Joe Miller em seu discurso