FIL SER HUMANO
CP – FIL
FICHA
ASSUNTO: SOCIALIZAÇÃO, HISTÓRIA PESSOAL, SIGNIFICADOS
1. Podemos definir padrão cultural como:
C. Valores, crenças e comportamentos partilhados por um mesmo grupo social.
2. A socialização é o processo pelo qual o sujeito se integra no meio sociocultural em que se desenvolve. Esta afirmação é:
B. Verdadeira, a socialização resulta da interiorização dos padrões culturais do meio social em que o sujeito se desenvolve.
3. A história pessoal interage:
C. A componente genética, os fatores do meio e as experiências pessoais.
4. Os significados atribuídos às pessoas e às situações são comuns aos indivíduos que fazem parte de uma mesma cultura. Esta afirmação é:
A. Verdadeira, a cultura de uma sociedade determina a forma como os indivíduos interpretam o mundo.
5. Escreve um texto em que defendas que “o ser humano é um ser biologicamente social.”
O homem nasce com habilidades para a aprendizagem. Porém, o homem só aprende através da socialização, interação com o meio, construindo uma personalidade de acordo com os seus padrões culturais, das regras da sua comunidade, bem. Dessa forma, o homem não pode ser estudado somente pelo seu aspeto biológico.
O que difere o ser humano dos animais é esse processo de aprender e transformar o mundo.
É importante ressaltar a interferência cada vez mais vivaz da interação do meio com o indivíduo. Vale citar o caso das irmãs Mala e Kabala (indianas) que foram criadas com lobos e agiam como lobos, seus aspetos biológicos não apresentavam problemas, porém aprenderam conforme os estímulos que receberam. Embora fossem da espécie humana, não agiam como tal, pois não obtiveram aspetos e características essenciais para o desenvolvimento humano.
A humanização decorre por meio da aprendizagem e das relações sociais com o mundo cultural e história pessoal do individuo, o que diferencia um ser humano do ser animal.
A criança na idade de zero a dois anos desenvolve biologicamente: o andar, as mãos, a