Figurações na Biblia
INTRODUÇÃO
Por meio dessa pesquisa, gostaríamos de falar acerca do rico universo do processo de figuração da linguagem bíblica. Selecionamos alguns textos de Cantares e de outros livros poéticos para apresentar as figuras de linguagens neles contidas. O recurso da figuração foi largamente utilizado nas Escrituras Sagradas, tendo em vista que no ambiente natural havia diversos elementos imprescindíveis para tornar o texto mais abrangente e interessante.
Mencionaremos a linguagem poética nos textos contida e que ilustram, revelam os sentimentos do autor que viveu num contexto cultural distinto do nosso,o qual significa e “re-significa” os elementos presentes nesse contexto. Para decodificar os seus sentimentos, ele ilustrou por meio de imagens que tinham uma função referencial e, assim, estabeleceu relações de semelhança, o que nos leva a verificar as equivalências entre as figuras e as imagens presentes nos textos.
A revelação dos sentimentos por meio de imagens é essencial para compreendermos o processo de construção do texto poético e a descoberta da realidade natural e cultural, “resignificando-as”. É imprescindível que ressaltemos a presença do sujeito que se revela e revela o outro de forma subjetiva. Diante do texto de Cantares, estamos a contemplar um casal de amantes que, numa linguagem extremamente envolvente, reproduzem-nos um quadro por meio da verbalização e ilustração daquilo que eles vêem. Contemplaremos o universo natural bíblico das cercanias de Jerusalém por meio de um homem e uma mulher apaixonados que revelam suas sensações e nos conduzem a uma leitura tão encantadora.
Nossa maior expectativa é despertar nos leitores o interesse pela sedutora linguagem bíblica e possibilitar que novas leituras, além da nossa, sejam feitas e se tornem veículos de conhecimento das significativas mensagens reveladas nesses textos.
A BÍBLIA COMO FONTE INESGOTÁVEL DE FIGURAS DE LINGUAGEM
A