Figuras de palavras
PORTUGUES
TEMA: figuras de palavras comparação, metáfora, metonímia.
INTRODUÇÃO
Neste seminário vamos nos aprofundar um pouco mais nas figuras de palavras. Vamos explicar os temas: Metáfora, comparação e
Metonímia.
FIGURAS DE PALAVRAS
As figuras de palavras, também chamadas de tropos ou figuras de semântica, são utilizadas para dar a uma determinada palavra um sentido diferente daquele convencionalmente empregado, assumindo, assim, um sentido figurado mediante o contexto, a fim de se conseguir um efeito mais expressivo na comunicação, capaz de impressionar o ouvinte ou leitor.
COMPARAÇÃO
A comparação consiste na aproximação entre dois objetos por meio de uma característica semelhante entre eles, dando a um as características do outro. Difere da metáfora porque possui, obrigatoriamente, termos comparativos.
Os olhos dela eram como duas jabuticabas.
O meu coração está igual a um céu cinzento.
Exemplos:
O carro dele é rápido como um avião.
Paula é suave como uma flor.
O mar canta como um canário.
A chuva cai como lágrimas.
A cidade, adormecida, parecia um cemitério sem fim.
METAFORA
A
metáfora consiste em retirar uma palavra de seu contexto convencional (denotativo) e transportá-la para um novo campo de significação (conotativa), sem que haja uma relação real, mas em virtude da circunstância de que o nosso espírito as associa e depreende entre elas certas semelhanças. por meio de uma comparação implícita, de uma similaridade existente entre as duas:
Buscava
o coração do Brasil.
Ora, o Brasil não possui o órgão biológico em questão.
Portanto, coração significa aí o centro vital, a essência, o âmago do país. Achamos a chave do problema.
O problema não é nenhuma fechadura, mas para resolvê-lo (ou abri-lo) o elemento que se diz ter achado é tão necessário quanto uma chave para abrir uma porta.
A metáfora possui algumas variações:
Personificação
Atribuição de ações, qualidades ou
sentimentos