Figuras de Linguagens
Por exemplo, dizer que um amigo "está forte como um touro". Obviamente que ele não se parece fisicamente com o animal, mas está tão forte que faz lembrar um touro, comparando a força entre o animal e o indivíduo.
________________________________________________________
Antítese: reflete a contradição do homem barroco, seu dualismo.
O sonho de um céu e de um mar
E de uma vida perigosa
Trocando o amargo pelo mel
E as cinzas pelas rosas
Te faz bem tanto quanto mal
Faz odiar tanto quanto querer."
O eu lírico emprega palavras que se opõem quanto ao seu sentido: “céu” se opõe a “mar”, “amargo” a “mel”, “bem” a “mal”, “odiar” a “querer”, com a finalidade de construir o sentido a partir do confronto entre idéias opostas.
________________________________________________________
Paradoxo: corresponde à união de duas ideias contrárias num só pensamento. Opõe-se ao racionalismo da arte renascentista. Frase de Gregório de Matos:
Ardor em firme Coração nascido; pranto por belos olhos derramado; incêndio em mares de água disfarçado; rio de neve em fogo convertido.
______________________________________________________
Hipérbole é uma figura de linguagem, classificada como figura de pensamento, que consiste em exagerar uma idéia com finalidade expressiva. É um exagero intencional na expressão.
Por exemplo:
Estou morrendo de sede / Chorou rios de lágrimas.
_______________________________________________________
Prosopopeia: (ou personificação) significa atribuir a seres inanimados (sem vida) características de seres animados ou atribuir características humanas a seres irracionais.
Árvores pedem socorro/ O jardim olhava as crianças sem dizer nada.