Figuras De Linguagem
Comparação – Ocorre comparação quando se estabelece aproximação entre dois elementos que se identificam ligados por conectivos comparativos explícitos – feito, assim como, tal, como, tal qual, tal como, qual, que nem – e alguns verbos – parecer, assemelhar-se e outros. Amou daquela vez como se fosse máquina.
Clichê – Algo que esta ficando repetitivo e com isso esta perdendo sua força de expressão Te amo
Sinestesia – Metáfora que consiste em atribuir alguma qualidade e liga-la a um meio sensorial. É quando juntamos duas coisas de naturezas diferentes. Sua voz perfumava o ambiente
Catacrese – É uma metáfora que por causa do uso continuo, pegou. Costuma acontecer quando o nome certo voa da mente, e se toma outro nome emprestado. Maça do rosto. Asa da xicara. Pé da mesa. Coroa do abacaxi.
Metonímia - A metonímia coloca um termo no lugar de outro, onde tem estreita afinidade ou relação de sentido entre os dois. Autor pela obra: Gosto de ler Machado de Assis. (= Gosto de ler a obra literária de Machado de Assis). Continente pelo conteúdo: Bebeu o cálice todo. (= Bebeu todo o líquido que estava no cálice).
Antítese – Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos. O contraste que se estabelece serve para dar uma ênfase aos conceitos envolvidos que não se conseguiria com uma palavra sem a outra. O mito é o nada que é tudo. Felicidade e tristeza tomaram conta de si.
Eufemismo - Consiste em empregar uma expressão mais suave, mais nobre ou menos agressiva, para comunicar alguma coisa áspera, desagradável ou chocante. Depois de muito sofrimento, entregou a alma ao Senhor. (= morreu)
Paradoxo - Consiste numa proposição aparentemente absurda, resultado da união de ideias diferentes. Na reunião, o funcionário afirmou que o operário quanto mais trabalha mais tem dificuldades econômicas.
Hipérbole – Exagero na expressão. Já repeti 450