Figuras de Linguagem
Metáfora
Metáfora é a palavra ou expressão que produz sentidos figurados por meio de comparações implícitas. Ela pode dar um duplo sentido a frase. Com a ausência de uma conjunção comparativa.
Monte Castelo - Legião Urbana
"(...)O amor é o fogo que arde sem se ver(...)"
Comparação
Comparação (também conhecida como Analogia) é uma figura de linguagem semelhante à metáfora usada para demonstrar qualidades ou ações de elementos. A relação entre esses elementos pode formar uma comparação simples ou uma comparação
Thiago Skp - Mundo Artificial
(Se for meu destino demoro, que seja
"corações gelados iguais garrafas de cervejas")
Prosopopéia:
Personificação pode ser descrito como uma figura de linguagem em que um objeto inanimado é personificado, ao atribuir características humanas e qualidades para isso. Em outras palavras, sempre que as emoções, desejos, sensações, gestos físicos e de fala são apresentados no contexto de coisas não-vivas, a personificação é dito ter ocorrido. Através da técnica, descrevemos coisas inanimadas como humano.
O Portão - Roberto Carlos
(Eu parei em frente ao portão
“Meu cachorro me sorriu latindo!”)
Metonímia:
Metonímia ou transnominação é uma figura de linguagem que consiste no emprego de um termo por outro pelo primeiro, dada a relação de semelhança entre o segundo e o termo entre as orações ou a possibilidade de associação entre cinco ou mais figuras de linguagem destes.
Brasil – Cazuza
(“Meu cartão de crédito é uma navalha”)
Querendo dizer que, para uma determinada camada da população, a única oportunidade de conseguir dinheiro é por meio do assalto, metonimizado em navalha.
Antítese:
Antítese é a expressão de duas idéias diametralmente opostas na mesma expressão.
Nem Polícia, Nem Bandido - Golpe de Estado
("...Tem algo errado, mas tá tudo certo
O que era água vai virar deserto
Tem algo errado, mas tá tudo certo
O que tava longe tá chegando perto...")
Eufemismo:
Eufemismo é uma