Figuras De Linguagem
Prosopopeia: A prosopopeia é uma figura de linguagem que ocorre quando há atribuição de ações, qualidades ou sentimentos humanos a seres inanimados ou irracionais. Também conhecida como personificação ou animismo, a prosopopeia é considerada uma figura de pensamento, pois está ligada à compreensão do texto.
Ex: E as borboletas sem voz dançavam assim veludosamente.
Metáfora: é uma figura de linguagem em que há o emprego de uma palavra ou uma expressão, em um sentido que não é muito comum, em uma relação de semelhança entre dois termos.
Ex: Os jogadores já estão preparados e estão no gramado que é um lindo tapete verde.
Comparação: A comparação é bastante semelhante à metáfora, e é usada para confrontar características ou ações de alguns elementos. A comparação pode ser simples ou por símile, quando os dois elementos são de universos ou categorias distintas.
Ex: A minha filha é como um anjo
Catacrese: Catacrese é a figura de linguagem que consiste na utilização de uma palavra ou expressão que não descreve com exatidão o que se quer expressar, mas é adotada por não haver outra palavra apropriada - ou a palavra apropriada não ser de uso comum; são como gírias do dia-a-dia, expressões usadas para facilitar a comunicação.
Ex: O pé da mesa estava quebrado
Hipérbole: é uma figura de linguagem, classificada como figura de pensamento, que consiste em exagerar uma ideia com finalidade expressiva
Ex: Já lhe disse isso um milhão de vezes.
Aliteração: Repetição das mesmas sonoridades numa série de sílabas ou palavras.
Ex: A brisa do Brasil beija e balança
Perífrase: É a figura que consiste em exprimir por várias palavras aquilo que se diria em poucas ou em uma palavra
Ex: O país do futebol acredita em seus filhos
Eufemismo: é um tipo de linguagem que substitui um termo, ou uma expressão rude, por outro mais suave e agradável, para que a pessoa não se ofenda.
Ex: Ele virou uma estrelinha (Em vez de morreu)
Antítese: é