Figura do homem nas organizações
FIGURA DO “HOMEM” NAS ORGANIZAÇÕES
2012
Teoria de Sistemas
Homem Funcional: que se comporta em um papel dentro das organizações, inter-relacionando - se com os demais indivíduos como umsistema aberto.
Teoria Clássica
Homem Econômico: homem é um ser racional, perfeitamente informado e centrado em si próprio, um ser que deseja riqueza, evita trabalho desnecessário e tem a capacidade de decidir de forma a atingir esses objectivos
Teoria das Relações Humanas
Homem Social: são criaturas sociais complexas, com sentimentos, desejos e temores; são motivados por certas necessidades e alcançam suas satisfações primáriaspor meio dos grupos com os quais interagem.
Teoria Estruturalista
Homem Organizacional: é um ser pensante, com sentimentos, emoções, desejos, conflitos e é dotado de inteligência, poder de decisão, motivação e entusiasmo. Ele mantém relação consigo e com o outro.
Teoria Behaviorista
Homem Administrativo: homem procura a maneira satisfatória e não a melhor maneira de fazer um trabalho, o homem administrativo toma decisões sem poder procurar todas as alternativas possíveis; não procura o máximo lucro, mas o lucro adequado; não o preço ótimo, mas o preço razoável.
CONCLUSÃO
Considero o mais adequado dentre esses o HOMEM ORGANIZACIONAL da Teoria Estruturalista, pois homem organizacional entende que em nome da empresa ele precisaria ser capaz de adiar ou abdicar de seus interesses, ser flexível diante dos diversos papeis que ele poderia exercer dentro das organizações.
O homem organizacional moderno é a máquina maior e fundamental de qualquer empresa, um homem dinâmico, cooperativo e coletivista, capaz de desempenhar simultaneamente papéis em diferentes organizações na sociedade moderna e industrializada um homem articulado e capaz de se adaptar em qualquer ambiente empresarial, seja na industria ou no