Figura de Linguagem
Língua Portuguesa
TRABALHO DE COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 2º BIMESTRE
FIGURAS DE LINGUAGEM
Professora responsável: Sônia
Renan Pereira Fonseca nº33 3ºD
São recursos que tornam as mensagens que emitimos mais expressivas. Subdividem-se em figuras de palavras, figuras de pensamento e figuras de construção.
Figuras de palavras
As figuras de palavras (ou tropos) se caracterizam por apresentar uma mudança, substituição ou transposição do sentido real da palavra, para assumir um sentido figurado mediante o contexto.
Ex.: Amou daquela vez como se fosse máquina. Ela parecia ler Jorge Amado Comprei uma garrafa do legítimo porto Beijou sua mulher como se fosse lógico.
Figuras de construção
As figuras de construção ocorrem quando desejamos atribuir maior expressividade ao significado. Assim, a lógica da frase é substituída pela maior expressividade que se dá ao sentido.
Ex.: Ela gosta de natação; eu, de vôlei As rosas florescem em maio, as margaridas em agosto. Como vai a turma? Estão bem? Os agricultores temos orgulho de nosso trabalho..
Figuras de pensamento
São conhecidos pelo nome de figuras de pensamento os recursos estilísticos utilizados para incrementar o significado das palavras no seu aspecto semântico.
Ex.: Viverei para sempre ou morrerei tentando. Deus! Ó Deus! Onde estás que não respondes? Amor é fogo que arde sem se ver É ferida que dói e não se sente
http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil2.php
Introdução
Nesta pesquisa será analisada a importância das figuras de linguagens, procurando demonstrar a importância de seu conhecimento, bem como sua relevância nos textos literários, os quais os tornam mais sensíveis à beleza da linguagem e ao significado simbólico das palavras e dos textos.