Fifo e Lifo
• Nesse método, o estoque tem relação expressiva com o custo de reposição, sendo este estoque representado pelos preços pagos recentemente. Porem, há quem pense negativamente sobre esse método, já que o efeito da oscilação dos preços sobre os resultados sejam expressivamente variáveis, e as saídas sejam sempre confrontadas com os custos mais antigos.
Como principais vantagens de utilização dos métodos PEPS, ou FIFO, podemos destacar:
• A forma ordenada e continua da circulação dos materiais se torna uma combinação perfeita para o controle desses materiais, levando-se em conta que estes estão sujeitos a mudança de qualidade e de teorização, etc...
• O resultado reflete o custo real dos artigos utilizados nas saídas;
• Artigos retirados do estoque e a baixa dos mesmos, é feita de uma maneira lógica e sistemática;
Este método, só funciona a contendo se a demanda dos produtos acabados seja conhecida com alto grau de precisão, além de que se tenha fornecedores de transporte confiáveis a fim de que se obtenha um serviço adequado à demanda.
UEPS
Ultimo que entra, primeiro que sai, também conhecido como LIFO (Last In, first Out).
• O custo do estoque é obtido como se as unidades mais recentes adicionadas ao estoque (ultimas a entrar) fossem as primeiras unidades vendidas (saídas) (primeiro a sair).
• Acontasse que, de acordo com o método UEPS, o custo dos artigos vendidos (saídas) tende a se refletir no custo dos artigos comprados mais recentemente (comprados ou produzidos). Permitindo-se que assim, haja a redução dos lucros líquidos