Fidelização dos Parceiros
A fidelização de empregados, fornecedores e prestadores de serviços - é um tema que vem aparecendo com notável freqüência em artigos e livros sobre negócios. Quanto vale um parceiro (funcionário) leal? Quanto se gasta para desenvolver um novo fornecedor que está substituindo um que não quis mais fazer negócios conosco? Qual o impacto de perder colaboradores? Respostas objetivas para questões como estas, ou seja, a quantificação em termos econômicos do que significa reter ou perder empregados. Têm se constituído em um novo campo de interesse nos ambientes acadêmicos e empresariais.
2 INTRODUÇÃO
A fidelização dos parceiros (funcionários) é muito importante, pois sem os parceiros (funcionários) não somos nada.
Atualmente podem-se observar as diversas transformações que ocorreram nas últimas décadas no que tange às novas formas de vender produtos e serviços, bem como nota-se o constante crescimento do marketing social nas organizações conforme descreve Pringle e Marjorie (2000).
A partir dessas mudanças algumas empresas vivem a necessidade de modificar sua atitude em relação ao contexto que estão inseridas, haja vista as mudanças de comportamento do parceiro (funcionário) no que se refere às preocupações de cunho sociais e éticos como cita kotler et al (1995).
Essa mudança de atitude denominada pelo meio empresarial de Responsabilidade Social é caracterizada de uma maneira geral como um comportamento ético em relação aos consumidores, fornecedores, população e meio ambiente. A responsabilidade social nos negócios, tornou-se para algumas empresas, uma ferramenta de suma importância para maior aproximação entre os interesses empresariais e a sociedade, envolvendo agentes sociais, organizações públicas ou privadas e voluntárias. (ETHOS, 2005).
Esta pesquisa se dará num seguimento que vem cada vez mais crescendo no nosso país (Ensino a Distancia). Devido a atual situação econômica em que vive o país, considerando o