FIDELIZAÇÃO DOS CLIENTES -Grupo Petropolis
A Atividade desenvolvida revela que fidelização de Clientes é Medir, Gerenciar e Criar Valor . É Tornar a fidelização de clientes parte integrante da missão da empresa, Integrando sistemas de informação, Criando valor superior, ou seja transformando clientes satisfeitos em clientes fiéis. Medir a fidelização faz-se necessário, como também o impacto dos sistemas de gestão do relacionamento com clientes na fidelização. As organizações em geral desejam clientes fieis para obter vantagens financeiras esquecendo que nos relacionamentos pessoais, a fidelidade está diretamente ligada a vantagens emocionais. Se existe lealdade entre o convivo pessoal, porque não transpassar isto para o âmbito profissional? Assim como nos relacionamentos pessoais, fidelidade não se compra; se conquista em longo prazo através de atitudes que transmitam confiança, respeito, cuidado e atenção. De acordo com o Profº Philip Kotler, conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes. Isso prova que o esforço na retenção de clientes é, antes de tudo, um investimento que irá garantir aumento das vendas e redução das despesas.
1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
De acordo com o Kotler a promoção é responsável pela comunicação entre a empresa e o publico alvo. Representada pelas figuras: propaganda, relações publicas, força de vendas e marketing direto. A propaganda representa o poder para as empresa s, mas não são todas que sabem mensurar o retorno dos gastos dela. A propaganda é cada vez mais uma figura que possibilita construir o discurso dos aspectos psicológicos, da marca ou da comoditização das relações humanas, permitindo que os consumidores se reconheçam como indivíduos no mundo proposto pela propaganda.
A promoção de vendas por meio de descontos também sofre alteração logo não são mais os custos do produto que determinam a promoção de vendas, mas o esforço que a empresa deve fazer para persuadir seu consumidor a participar desse mundo