Fidelização do Patrimônio humano através da cultura
MBA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Fidelização do Patrimônio humano através da cultura
Trabalho de educação corporativa
Professora: Teresa Moura
Componentes: Danúbia Carvalho Barbosa
Luciano Vitório
Tatiana Campos Batista
ABRIL 2014
Resumo
O presente estudo tem por objetivo analisar a importância do comprometimento para a valorização profissional no ambiente de trabalho e suas contribuições para o progresso profissional. Inicialmente foi identificada a mudança de visão da sociedade com relação ao trabalho e trabalhador, antes o colaborador via a organização inicialmente como geração do dinheiro como propósito final da vida, hoje em dia a visão esta atrelada ao capital intelectual, satisfação e comprometimento entre organização e colaborador. Diante disso cada vez mais os profissionais procuram se capacitar e ter um maior comprometimento junto a organização.
O método de abordagem foi o método dedutivo e a pesquisa quanto aos objetivos foi exploratória e descritiva do tipo levantamento bibliográfico. Conclui-se com este estudo que o comprometimento depende de uma serie de fatores e características que o individuo e a organização devem possuir e que a aquisição econômica não mais esta subordinada ao homem como meio para satisfação de suas necessidades.
Introdução
O presente artigo visa apresentar uma visão diferenciada acerca do conceito de educação corporativa. Primeiramente, segundo o dicionário Aurélio, educar significa “despertar as aptidões naturais do indivíduo e orientá-las segundo os padrões e ideais de determinada sociedade, aprimorando-lhe as faculdades intelectuais, físicas e morais; cultivar o espírito, instruir, ensinar, domesticar, amestrar, adestrar.
Dessa forma pretendemos apresentar alguns dos padrões e ideais da sociedade brasileira em relação a visão sobre o trabalho, como o ‘trabalhador’ foi e é visto na sociedade brasileira e como se construiu a visão do