Fidelizar clientes
Fidelizar é manter um relacionamento duradouro que faça com que o cliente retorne e opte por consumir os mesmos produtos e serviços. Na conjuntura atual as empresas precisam dispor de uma estratégia que lhe proporcionem eficiência e eficácia para fidelizar seus clientes. É preciso estar à frente dos concorrentes e oferecer algo melhor para atender as necessidades dos clientes. A globalização dos mercados acirrou a concorrência, os avanços tecnológicos e o surgimento da internet contribuíram para que os consumidores ficassem mais exigentes e mais informados sobre os seus direitos.
Produtos e serviços são criados com um único objetivo: ATENDER NECESSIDADES! Mas em pleno século XXI, ainda há muito empresário que não se deu conta de algo tão óbvio. Por isso, até hoje nos deparamos com questionamentos como: Por que precisamos aguardar uma eternidade para que o garçom traga a conta? Por que os bancos não respeitam o prazo de 15 minutos para o atendimento em filas? Por que ficou tão difícil agendar uma consulta, mesmo pagando um plano de saúde?
Clientes são todos aqueles que adquirem os produtos ou serviços ofertados pela empresa. Atender as necessidades do cliente é única razão de uma empresa existir. Para sobreviver às organizações precisam manter e conquistar novos clientes.
Para fidelizar clientes é mister que a empresa defina a sua estratégia de marketing. Pinho (2001) afirma que ela é definida com a determinação dos bens ou serviços que serão ofertados e do mercado em que irá vendê-los. O autor diz que depois de desenvolver um bom produto, determinar o preço correto e torná-lo acessível ao consumidor, a empresa deve criar o seu programa de comunicação e promoção, formulando uma estratégia promocional para persuadir os clientes.
Manter clientes não é uma tarefa fácil, pois como já comentamos no artigo “o cliente no lago encantado”, eles não aceitam mais serem tratados como “patinho feio”. As disputas por quotas do mercado estão