Fichnaturezadacultura
990 palavras
4 páginas
BEALS; HOIJERÁrea:, antropologia, cultura
Tema(s): antropologia, cultura, subcultura, comportamento humano,
BEALS, Ralph L.; HOIJER, Harry. Introducción a la antropología. 2a. ed., Madrid: Aguilar, 1977, pp. 260-265. Col. Cultura e historia.
p. 260
Cap. 9 Natureza da cultura
1. A diversidade do comportamento humano
- As variações de comportamento humano têm alguma relação com a variedade de raças?
- Não, não tem. As variações de comportamento são independentes e maiores que as divisões baseadas nas diferenças raciais.
- “Enquanto que a maior parte dos animais, inclusive os símios antropomórficos, revelam dentro de uma espécie dada os mesmos modelos essenciais de comportamento, com o homem isto não acontece. Pelo contrário, a espécie Homo sapiens, ainda que seus membros funcionam fisiologicamente de uma maneira muito parecida e têm estruturas corporais e mecanismo psicológicos essencialmente similares, demonstram uma variação verdadeiramente notável em modelos de comportamento.”
p. 261
- É possível classificar o comportamento humano dentro de uma escala de bom e ruim? Por quê?
- Não, pois cada cultura apresenta uma estrutura própria de comportar-se, que é vital para a sobrevivência do grupo [relatividade cultural].
- O que pode determinar a grande variação no comportamento humano?
- Cada grupo, dadas as circunstâncias de espaço e eventos ao longo de sua história, escolhe modos próprios de se comportar.
2. O conceito de cultura
- O comportamento do homem é em sua maior parte herdado ou aprendido?
- É aprendido. O homem necessita aprender como comer, falar, andar e executar tantas outras tarefas necessárias para sua sobrevivência.
- “Inclusive quando leva a cabo certos atos, tais como a deglutição ou a eliminação, estes estão com frequência profundamente modificados pela experiência e a aprendizagem. Durante seu período relativamente longo de infância, o
p. 262 homem está submetido incessantemente a um processo de aprendizagem que, definitivamente, o