Ficheiro de rede
Este trabalho tem como objectivo principal aprofundar o tema de tal modo que nos permita, por um lado conhecer e reflectir sobre os modelos relacionais, de real e classificação do sistema usando o modelo hierárquico. Actual e, por outro lado, imaginar como serão daqui a centenas de anos. Assim, abordaremos alguns subtema que nos parecem ser grande importância para assim explicarmos a sua forma de utilização diária.
1. Modelo Relacional
1.1. Modelo de Rede
1.2. Hierárquico
No modelo hierárquico é usado uma classificação de acordo com uma arborescência descendente. Este modelo utiliza apontadores entre os diferentes registos.
Como observamos a anteriormente os registos são organizados como uma árvore que é um pseudónimo (Cada não é um registo, mas a raiz tem apenas, a função de origem). A base de dado hierárquico é uma colecção de árvores da base de dados (que formam uma floresta). - A justificação é: este modelo usa-se um diagrama de estrutura de árvore para apresentar o esquema para uma base de dados hierárquico, consiste em dois componentes básicos: Caixa (que correspondem ao tipo de registo) e Linhas (que correspondem as ligações). Seu propósito é especificar a estrutura lógica geral da base de dados.
2. O Sistema Cliente – Servidores É um modelo computacional que separa clientes e servidores, sendo interligados entre si geralmente utilizando-se uma rede de computadores. Os sistemas mais usados do tipo cliente – servidores são: internet, Web, o sistema do envio de credito ou SMS da MCEL (MKESH), serviços bancários, a consulta do saldo através dos telemóveis para os utentes do Banco Millenium bim, e outros. Exemplo - 1: Para conseguirmos abrir uma página na Web, nós utilizamos um navegador, portanto o navegador é o cliente e o site é o servidor pois o primeiro dessa informações disponibilizadas pelo segundo. Desta forma, as redes, que utilizam servidores são chamadas do tipo Cliente – Servidor. Exemplo - 2: