Fichameto
O Teste IHS – Inventário de Habilidades Sociais, baseia-se na estimativa da frequência com que o sujeito reage em situações sociais cotidianas - (trabalho, lazer , família) com diferentes tipos de interlocutores (colegas, familiares, superiores) e com demandas para uma diversidade de habilidades – (falar em público, expressar sentimentos, pedir mudança do comportamento....).
O instrumento é composto por um Caderno de Aplicação, Folha de Respostas e um Manual, sendo que o primeiro contém uma folha de rosto com as instruções e os 38 itens que compõem o teste, cada um descrevendo uma situação social e uma reação a ela. Solicita-se nas instruções que o indivíduo faça uma estimativa da freqüência com que ele reage da forma descrita em cada item, considerando o total de vezes em que se encontrou naquela situação, numa escala com 5 pontos que variam de nunca ou raramente (a cada 10 situações, reajo dessa forma no máximo 2 vezes) a sempre ou quase sempre (em cada 10 situações, reajo dessa forma de 9 a 10 vezes). Já para a correção e interpretação, há o crivo de pontuação e inversão dos itens e uma Folha de Apuração para cada sexo. No manual contém tabelas de dados normativos para transformação dos escores totais e fatoriais em percentis por gênero, não há tempo limite para a aplicação do IHS, contudo, o tempo de aplicação leva em média 30 minutos.O examinador deve ler e explicar as instruções, supervisionar a aplicação, verificar se as instruções foram compreendidas e se todos os itens estão sendo corretamente respondidos.
No trabalho, é enfatizada a necessidade de que haja entendimento dos conceitos básicos do THS por parte dos avaliadores, para que se faça uma interpretação pertinente. No manual, são encontradas distinções entre os três conceitos sociais componentes de tal treinamento, a saber, o desempenho, que diz respeito a um comportamento ou uma seqüência destes em uma determinada situação social, a competência, que é uma propriedade avaliativa do