fichameto
“E realmente, tais momentos se caracterizam por serem coletivamente bem marcados, estarem oficialmente vinculados à sociedade e {a cultura brasileiras por meio de alguns órgãos do Estado, serem festividades e, como tal, ocasiões de profunda motivação político-social, serem momentos especiais na vida social brasileira e assim definidos pelas populações que os realizam.” (pág.187)
Palavra chave: motivação
Uma analise profunda sobre o carnaval, e todas as suas formas de apresentação: o carnaval de rua, os blocos, os clubes e as escolas de samba. O carnaval de rua é caracterizado por ser de bairro, familiar e aberto ao publico. Os chamados blocos são sólidos e estruturados, não tem a necessidade de causar impacto e reforçam a vizinhança. Já as escolas de samba, apresentam uma forte hierarquia, suas apresentações são sempre luxuosas e exaltam a imagem do nobre. No entanto, os clubes são sempre lugares privados, algumas vezes com venda de ingressos, tornando-o publico, mas só para aqueles que puderem pagar.
“E todos brasileiros sabem que a expressão é o reflexo ritualizado e quase sempre dramático de uma separação social que nos coloca bem longe da figura do “malandro” e dos seus recursos de sobrevivência social.” (pág.188)
Implica sempre em uma separação radical e autoritária de duas posições sociais real ou teoricamente diferentes.
Palavra chave: ritual
“Nesse quadro, o conflito não pode ser visto como um sintoma de crise no sistema, mas como uma revolta que deve e precisa ser reprimida.” (pág.191)
Palavra chave: conflito
Fala em passagem de um papel universalizante para outro muito mais preciso, capaz de localizar o interlocutor dentro do sistema que se toma como dominante.
Teoria e Prática do “Sabe com quem está falando?”
“Todos os informantes de um inquérito realizado – cerca de uma centena de pessoas – indicavam que eram inúmeras as situações em que se podia usar o “sabe com quem está falando?”, mas era evidentemente possível