Fichamentooo

576 palavras 3 páginas
FICHAMENTO DO CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO.

Toda profissão define-se a partir de um corpo de práticas que busca atender demandas sociais, norteado por elevados padrões técnicos e pela existência de normas éticas. Um Código de Ética profissional [...] procura fomentar a autorreflexão exigida de cada indivíduo acerca das suas práxis, de modo a responsabilizá-lo [...] por ações e suas consequências no exercício profissional. A missão primordial de um código de ética profissional [...] é de assegurar [...] um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria.
Este Código de Ética dos Psicólogos é reflexo da necessidade [...] de atender à evolução do contexto institucional-legal do país [...] e das legislações dela decorrentes. [...] O presente Código foi construído a partir de múltiplos espaços de discussão sobre a ética da profissão.
Este Código de Ética pautou-se pelo princípio geral de aproximar-se de um instrumento de reflexão, [...] buscou-se: Valorizar os princípios fundamentais como grandes eixos que devem orientar a relação do psicólogo com a sociedade, a profissão, as entidades profissionais e a ciência.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

DAS RESPONSABILIDADES DO PSICÓLOGO

Art. 1º – São deveres fundamentais dos psicólogos:
Conhecer, divulgar, cumprir e fazer cumprir este Código;
Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência

Relacionados