Fichamento
CURSO DE DIREITO
Autor do Fichamento: ............................................................................
Disciplina: ..............................................................................................
Professor: ..............................................................................................
Obra fichada:
STRECK, Lenio Luiz. Hermenêutica Jurídica e(m) Crise – Uma exploração hermenêutica da construção do Direito . 5ª edição, revista e atualizada. Editora livraria do advogado, 2004. Pg 300 a 305.
Sobre o Autor:
Procurador da Justiça – RS, Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Pós – Doutor em Direito Constitucional e Hermenêutica pela Universidade de Lisboa, Professor Titular e Membro da Comissão de Coordenação do Programa de Pós – Graduação em Direito de Unisinos – RS (Mestrado e Doutorado), Professor Visitante e Convidado de Universidades brasileiras e estrangeiras.
12.5. O “estranho’’ representado pela Constituição
Para Lenio: “Não é demais lembrar que o sentido jurídico continua privilegiando a ensinança do direito “dito privado’’, ao ponto de, na expressiva maioria dos cursos jurídicos, o direito civil “merecer’’ o triplo ou o quadruplo de carga horária destinada ao direito constitucional... Isto para dizer o mínimo... É assim, pois, que se formam os pré – juízos (a pré – compreensão) do operador do Direito, horizonte do qual falará do e sobre o Direito. Esse horizonte (de sentido) constitui – se em uma espécie de “teto hermenêutico’’ para o jurista.’’ (Pg. 300)
“Por isto, para interpretar a Constituição (entendida como o novo, o estranho), é necessário, primeiro, tornar transparente a própria situação hermenêutica afim de que o estranho ou diferente do texto possa fazer – se valer antes de tudo, isto é, sem que nossos pré – juízos não esclarecidos exerçam aí sua despercebida dominação e assim escondam