fichamento
A pedagogia como ciência
Nº 1
MEKSENAS, Paulo. Pesquisa Social e ação Pedagógica: conceitos, métodos e praticas. São Paulo: Ed. Loyola, 2002, p. 19-29
p. 19 Educação e trabalho são áreas que estão em profundo contato. Formam uma ligação essencial na formação e na ampliação de conhecimento.
p. 19 Segundo MEKSENAS: “Transformar e transformar-se tornam a humanidade livre ante as forças da natureza. Sujeitos de suas ações no mundo, os homens passam a produzir o que designamos como civilizações.”
p. 19 MEKSENAS “Civilizar no contexto social, significa a possibilidade de humanidade de produzir história com situações inéditas que partem de outras mais antigas...” Referência, tenho o texto em xerox, guardado em meu arquivo principal.
Pesquisa Social e ação Pedagógica: conceitos, métodos e práticas
A pedagogia como ciência
Nº 2
MEKSENAS, Paulo. Pesquisa Social e ação Pedagógica: conceitos, métodos e praticas. São Paulo: Ed. Loiola, 2002, p. 19-29
p. 20 “A Pedagogia é a ciência que procura compreender a educação com ênfase na instituição escolar: o modo que a educação escolar assume características próprias no mundo contemporâneo”.
p. 20 Afirma Mazzotti: “A educação escolar – o modo mais sistemático da ação educativa em nossa sociedade – apresenta-se como objetivo de investigação para as ciências do homem. Assim a antropologia, a história, a sociologia procuram investigar as relações sociais que são tecidas no processo de escolarização e por ele. Como um cristal, a educação escolar reflete as luzes das diversas ciências que procuram apreendê-la [...]”. (1996:15)
p. 21 A educação por sua vez, é um conjunto de ações e de atitudes que em seu todo, transforma o ambiente. A pedagogia por sua vez, tem o lugar entre as ciências humanas, para compreender e ajudar nos fenômenos que passa a educação. A especialidade da pedagogia e o olhar sobre a educação, a ser transmitida aos indivíduos.
p. 24 Ao mesmo tempo em