Fichamento
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO/RELAÇÕES PÚBLICAS
STEPHANIE FALCONELLI MENDES DE ASSIS
FICHAMENTO- A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE - OS FUNDAMENTOS NA VIDA COTIDIANA
BELO HORIZONTE,
2013
1
Assunto: Os fundamentos do conhecimento na Vida Cotidiana
BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. Os Fundamentos do Conhecimento na Vida Cotidiana. In.: A construção da realidade – Tratado de Sociologia do Conhecimento. BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas.
No texto de BERGER e LUCKMAN, pode ser observada que a realidade da vida cotidiana é apresentada como a realidade propriamente dita, e se apresenta para o homem de uma forma pronta devido aos conhecimentos da sua consciência.
Esta realidade já pronta apresenta também duas possibilidades: uma mais próxima e outra mais longe. A mais próxima é a com a qual se tem o convívio diário, a mais longe se refere a que não existe um convívio diário, mas existe uma relação de proximidade pelo assunto ou pelo interesse. Então se torna tão real para mim quanto mais próxima a situação. As situações próximas a mim são denominadas não problemáticas e as distantes são chamadas de problemáticas, pois despertam o interesse quando necessitamos ou somos inseridos nelas.
O convívio com os demais indivíduos faz com que diferenciemos a realidade cotidiana das outras, como os sonhos e o senso comum é a realidade que todos compartilham.
A realidade é expressa pela linguagem e é ela que transmitirá o conhecimento e será fundamental para que se faça uma diferenciação entre os significados subjetivos e as objetivações. É a linguagem um elemento fundamental para “falar de si mesmo até conhecer a si mesmo”.
A linguagem da interação face a face é a mais efetiva, nenhum outro modelo pode reproduzi-la, mas deve se estabelecer conexões entre as várias realidades em função do tempo, espaços e relações sociais.
Com origem, encontra sua referência na vida cotidiana e