Fichamento
Disciplina: Ciência Política
Ficha de Leitura
1 Obra em fichamento BITTAR, Eduardo C. B. Curso de filosofia política - 2.ed., rev., aum. e modificada / 2005 São Paulo, SP: Atlas, 2005.
2 Destaques
2.1 “A experiência política é vital para a experiência jurídica na medida em que aquela nutre o direito da legitimidade. Alienar o jurídico do politico é o mesmo que delimitar fronteiras precisas entre o que é jurídico e o que é não jurídico, e fazer deste último um arsenal de coisas de valor e interesse secundários diante dos formalismos e dos ditames jurídicos.” (pg.19)
O Direito e a política não se separam, eles trabalham juntos, as ações do Direito interferem na política e as da política no Direito. A experiência política precisa ter como base para elaborar normas e leis, aquilo que a política enfrenta, analisando os fatos e buscando maneiras melhores para suprir as necessidades da sociedade.
2.2 “Mais do que se pensa, o jurista está próximo do poder. Mais do que se imagina, o jurista está às voltas com questão do poder. Mais do que se suspeita, o jurista influencia nas decisões do poder.” (pg. 20).
O jurista está próximo do poder porque o que ele elabora é fundamental para a sociedade, define o que ela deve seguir, e precisa do poder para executar o que ele propõe.
2.3 “Desta forma, não há sociedade sem poder” (pg. 21).
É preciso ter pessoas com maior influência e que sejam responsáveis por tomar as decisões para a sociedade, as ideias podem vir de todos, mas é necessário pessoas que representam a população e tomem a frente para discutir as necessidades e aplica-las, se não houvesse poder ia virar bagunça.
2.4 “O Direito age, socialmente, de modo a controlar e determinar comportamentos”. (pg.22)
A função básica do Direito é elaborar teorias buscando um melhor convívio entre as pessoas, objetivando o bem comum e a evolução da sociedade.
2.5 “Há grande proximidade do jurista com relação ao poder. Ao mesmo tempo, há