Fichamento
Para que filosofia. No filme Matrix a uma cena que Neo é guiado por Morfeu para ouvir o oraculo, que pergunta se ele leu a mensagem que estava escrita sobre a porta da casa que acabara de entrar, ele responde que não diante da negativa de Neo ela ler as palavras, explicando-lhe que se trata de uma língua desaparecida a muito tempo, o Latim. Estava escrito nosce te ipsum, que significa “conhece-te a ti mesmo”.O oraculo explica que ele só vai saber se é o escolhido para livra o mundo da Matrix, somente conhecendo a si mesmo para obter a resposta. Esta cena do filme é a representação no futuro de algo que aconteceu no passado há 23 seculos na Grécia quando Sócrates consultou o oraculo no santuário dedicado ao deus Apolo.
Neo e a Matrix Ao voltarmos ao filme Matrix sera possível traçar um paralelo ente Neo e Sócrates.
Neo e Morfeu são nomes gregos, onde Neo significa “novo” ou “renovado”, já Morfeu é um espirito da noite que segundo a mitologia grega pousava lentamente sobre uma pessoa tocando-a com uma papoula vermelha a cabeça, assim fazendo-a adormecer e sonhar, como também poderia aparecer no sonho. No filme Morfeu pergunta a Neo se ele tinha a impressão de estar dormindo ou sonhando, como se nunca tivesse certeza de estar acordado. Esse questionamento deixa de ser feito quando entre a pírula vermelha e a azul Neo escolher a vermelha(como a papoula da mitologia) que o fará enxergar a realidade, então Neo conhece Matrix e passou a compreender porque passou a vida inteira sem saber se estava acordado ou sonhado, pois sempre esteve dormindo e sonhado e passou a entender que Matrix controlava a inteligencia humana para dominar o mundo.
Neo e Sócrates Neo sempre ficava em duvida se a realidade que ele presenciava era mesmo real, este questionamento o levou a vasculhar os circuítos internos da Matrix em busca de respostas. Sócrates é considerado o “patrono da