fichamento
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
O MERCADOR DE VENEZA
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Faculdade AGES, como um dos pré-requisitos para obtenção da nota parcial da disciplina: Direito Empresarial no 3° período, sob orientação do professor Fábio Peixinho.
Paripiranga- BA
Maio 2014
SHAKESPEAREWilliam,O mercador de Veneza,: Ridendo castigat Moraes, edição em PDF
CREDENCIAIS DO AUTOR:
Shakespeare Nasceu em 23 de abril de 1564, na pequena cidade inglesa de Stratford-Avon. Nesta região começa seus estudos e já demonstra grande interesse pela literatura e pela escrita. é considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de arte e permaneceram vivas até os dias de hoje, onde são retratadas freqüentemente pelo teatro, televisão, cinema e literatura.
RESUMO
O livro “O Mercador de Veneza” de foi escrito com uma forma de drama romântico em que é bem notável questões sócio-jurídicas com o destaque principal um empréstimo que foi contraído pelo personagem Antônio a um judeu, que era acostumado à prática deste, cobrando-lhe juros. É percebido também a questão religiosa entre os cristão e os judeus que eram perseguidos, naquela ocasião em que passa a estória, o empréstimo em questão foi adquirido por Antonio era para o seu amigo Bassânio, um jovem que tem a pretensão de casar com a jovem Pórcia, que é herdeira de uma satisfatória herança deixada por seu pai. Mas para que os pretendentes casar-se com esta jovem, o pai da mesma deixou um tipo de loteria em que o pretendente terá que se submeter a um teste envolvendo três arcas. Antonio por sua vez é um mercador, toda a sua fortuna está investida numa frota de navios mercantes e sendo assim não possuía o capital em espécie para efetuar o empréstimo a Bassânio, por isso resolveu recorrer ao judeu, por saber que teria capital