Fichamento
FACULDADE DE FARMÁCIA, ODONTOLOGIA E ENFERMAGEM
DEPARTAMENTO DE CLÍNICA ODONTOLÓGICA
PROGRAMA UFCSUS
Matriz de síntese de aprendizagem/conhecimentos* NOME: Anne Elouyze da Silva Feitosa Rodrigues
Data: 24/10/2014
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
ALMEIDA, G. C. M. de; FERREIRA, M. A. F. Saúde bucal no contexto do Programa Saúde da Família: práticas de prevenção orientadas ao indivíduo e ao coletivo. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 24, n. 9, p. 2131-2140, set. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v24n9/19.pdf. Acesso em: 22 set. 2014.
Síntese de Aprendizagem/conhecimentos:
O artigo trata de uma entrevista desenvolvida através de questionários com 80 dentistas atuantes no PSF sobre as atividades preventivas e educativas realizadas pelos profissionais em âmbito individual e coletivo.
A pesquisa aponta as atividades mais comuns realizadas pelos dentistas como medida preventiva. Destacam-se: aplicação tópica de flúor, orientação sobre higiene bucal(escovação e uso do fio dental), palestras e teatros educativos, entre outros. Os índices mostram uma deficiência na propagação de informações relacionadas ao auto-exame bucal, informações sobre câncer oral, dieta, hábitos saudáveis, efeitos indesejáveis do tabaco e do álcool. Algumas limitações são observadas na abordagem das ações de prevenção e promoção em saúde, como a falta de levantamento epidemiológico como norteador do planejamento e realização das ações.
É notório no artigo que uma grande parcela de dentistas possui uma limitação em enxergar o paciente como um todo e não apenas como uma boca. A saúde bucal vai além de uma escovação bem feita, pois nosso corpo é dotado de sistemas que precisam de homeostasia. Nós, como futuros dentistas, temos que aprender a avaliar cada paciente como único. Não estereotipar por faixa etária, hábitos, etnia, ou seja, ter uma visão individualizada quanto à