Fichamento
TATIELI CRISTINE ALGAYER
FICHAMENTO
CHAPECÓ – SC
29 DE SETEMBRO DE 2014
TATIELI CRISTINE ALGAYER
PARA ALÉM DO PENSAMENTO ABISSAL
BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS
Trabalho solicitado pela disciplina de Metodologia da Pesquisa Jurídica II, orientado pelo professor: Saulo Cerutti.
CHAPECÓ – SC
29 DE SETEMRO DE 2014
O texto de Boaventura de Souza Santos, trás uma forma diferente de pensamento, o pensamento abissal, que é um pensamento moderno ocidental, tal que, baseia-se em linhas radicais divisíveis entre a realidade social em dois universos distintos, o “do lado de cá do universo” e o “do outro lado”. Sobre essa divisão o “do outro lado da linha” torna-se inexistente, desaparece.
No pensamento moderno ocidental, foi considerado que havia um pensamento abissal. Não que o pensamento moderno ocidental fosse a única forma de pensamento abissal, mas, claro que tenha havido outros formas que não ocidentais também fossem pensamentos abissais, no entanto, abissais ou não, as formas de pensamentos não ocidentais tem sido consideradas com um modo de pensar abissal pelo pensamento moderno ocidental.
“[...]as linhas cartográficas “abissais” que demarcavam o Velho e o Novo Mundo na era colonial subsistem estruturalmente no pensamento moderno ocidental e permanecem constitutivas das relações políticas e culturais excludentes mantidas no sistema mundial contemporâneo. A injustiça social global estaria portanto estritamente associada à injustiça cognitiva global, de modo que a luta por justiça social global requer a construção de um pensamento “pós-abissal”.” (SANTOS, Boaventura de Souza, pg.71) Nesta citação podemos observar que o pensamento abissal marcou o Velho e o Novo Mundo, até hoje utilizamos destas relações, tanto políticas como culturais. Quer dizer que, após este pensamento moderno abissal, deve haver