Fichamento
Josefa souza de menezes
O livro a ordem do discurso não é simplismente aquilo que traduz as lutas ou os sistemas de dominações, mas tambem a busca pelo poder do qual queremos nos apoderar, a palavra nos faz envolver-se com a realidade de nosso cotidiano, e nos mostra como devemos nos comportar em uma sociedade de pré julgamentos para com a nossa pessoa.
Ao invez de tomar a palavra gostaria de ser envilvido por ela e levado bem alem de todo começo possive. (foucault,p.05)
Existe em muitas pessoas o desejo semelhante de nao ter que começar,de se encontrar sem precisar considerar o lado exterior e o que pode ter de singular, terrível e maléfico.(foucault.p.06)
Porque temer se o discurso estar na ordem das leis, quando o discurso pode ser uma arma perigosa para a sociedade,em que nao se pode falar tudo em qualquer circustância.
Por mais que o discurso aparentimente pouca coisa, as interdições que o atingem rtevelam sua ligação com o desejo e com o poder. (foucault,p.10)
Certamente que o nivel de proposições no interior de um discurso, a separação entre o verdadeiro e o falso nao e nem arbritária nem modificavel, pronuciado conforme requerido.
Uma espécie de pressão um poder de coersãona maneira como a literatura tem de buscar e mostrar seu apoio. (foucault.p18)
O discurso tem o seu proprio controle e funciona sobre tudo a titulo de principio de classificação, de ordenação e distribuição.
Em uma sociedade onde não há natrrativa,se repetem e variam formulas e textosa conjuntos e reutilização de discursos, conforme circunstâncias determinada. (foucault.p22)
Existem muitos discursos que circulam sem receber seu sentido ou sua eficacia por parte do orador, como conversas cotidianas logo esquecidas.
A repetição indefinida dos comentários é trabalhada do interior para o exterior com o sonho de uma repetição desforrada. ( foucault.p25)
É preciso repor um pouco de ordem emtudo isso, pois como em todo