Fichamento
CURSO: GESTÃO DA ESCOLA E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS SÓCIO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
PROFESSORA: DELMA EVANEIDE
ALUNO: ELIARKE SALES DE LUCENA
FICHAMENTO DO TEXTO EDUCAÇÃO – PARA QUÊ? (THEODOR W. ADORNO) DO MATERIAL PROPOSTO.
EDUCAÇÃO ---- PARA QUÊ?
BECKER - não existe um planejamento quantitativo sem aspectos de conteúdo, toda ampliação quantitativa de nossa estrutura escolar implica imediatamente consequências quantitativas.
ADORNO - concorda e afirma que os estatísticos diriam que quaisquer considerações quantitativas possuem um objetivo qualitativo de conhecimento. E sugere conversar sobre: educação – para quê? na intenção de discutir para que fins a educação ainda seria necessária, mas sim: para onde a educação deve conduzir?
BECKER - inteiramente de acordo, o “para quê” já não mais evidente.
ADORNO - como dizia Hegel, a educação e a formação, eram substanciais, compreensíveis por si mesmas a partir de uma totalidade de uma cultura, e não eram problemáticas em si mesmas. Mas hoje se tornaram problemáticas nestes termos. No instante em que se indagou: educação – para quê? Onde este “para quê” não é mais compreensível por si mesmo, ingenuamente presente, tudo se torna inseguro e requer reflexões complicadas.
BECKER - atualmente a educação tem muito mais a declarar acerca do comportamento no mundo do que intermediar para nós alguns modelos preestabelecidos.
ADORNO – atenta a um momento específico no conceito de modelo ideal, o da heteronomia, o momento autoritário, o que é imposto a partir do exterior. Se perguntando de onde alguém e considera no direito de decidir a respeito da orientação da educação dos outros. Assim se contradizendo com a idéia de um homem autônomo e emancipado.
Assume o risco e apresenta a sua concepção inicial de educação. A qual vai alem da modelagem de pessoas e da mera transmissão de conhecimentos, apresentando-a como a produção de uma