FICHAMENTO
Avaliação da educação básica e do ensino superior
Sumaré 2014
As avaliações aplicadas pelo Governo para”medir” o aprendizado nos três graus de ensino são: o ensino fundamental que é avaliado através do Saeb, o ensino médio que é avaliado através do Enem e o ensino superior que é avaliado através do Provão.
Nos anos do governo Lula foram elaborados vários programas para a melhoria da educação, inclusão e diminuição do abandono em qualquer fase escolar.
Um dos programas foi voltado para a democratização do acesso a educação e a garantia de permanecia do aluno na escola. É claro que democratizar não significa construir mais escolas, mas ampliar o atendimento especialmente na zona rural.
Grande parte desses programas são voltados a democratização, qualidade social da educação, oferta de educação escolar e de outras modalidades de formação para todos com padrão de excelência e de adequação aos interesses da maioria da população. Os projetos também visam oferta de educação escolar e de outras modalidades de formação para todos com padrão de excelência e de adequação aos interesses da maioria da população, inclusão social, capacitação de professores e motivação para alunos e professores.
Houve também grande incentivo e projetos para ampliação de vagas nas universidades públicas para alunos de 18 a 24 anos.
Foram muitos projetos de incentivo a educação e de melhorias para que os alunos pudessem freqüentar a escola. Porém pouco tempo para a realização desses projetos (apenas 4 anos de principio), e as “barreiras” que o Governo enfrentou,e também o grande desvios de verbas, entre outras dificuldades envolvendo situações sócio econômicas (mesmo com programas como o Bolsa Escola) que não possibilitou a efetividade desses programas.
Bibliografia : Libânio, José Carlos; Oliveira, José Ferreira de ; Toschi, Mirza Seabra. Educação Escolar : políticas,