Fichamento
Cap. 2 O sistema turístico
1. Os elementos do sistema
"O turismo não é uma ciência nem uma industria, com ou sem chaminés, ele foi situado como pertencente ao setor terciário. Na fundamentação, também foi dito que o turismo e conseqüência de uma fenômeno social cujo ponto de partida é a existência do tempo livre e o desenvolvimento dos sistemas de transportes."
"Em torno das viagens feitas como uma formas de aproveitar o tempo livre, gerou-se um importante número de atividades, que como muitas outras, não foram previamente programadas"[...].
"Assim ao redor do turismo foi-se formando uma trama de relações que caracterizam seu funcionamento. Essas relações formam um sistema. Mas não existe uma única versão explicativa do sistema turístico, o que não significa que haja muitos sistemas; há apenas um , com varias facetas." [...] (p.37).
" O sistema turístico tem certas particularidades em seu funcionamento que serão explicadas ao se detalhar, a seguir, as características das partes que o compõem".(p.39).
2. A demanda turística
"A demanda turística pode ser medida contabilizando-se o total de turistas que afluem a uma região, pais, zona, centro turístico ou atrativo"[...](p. 39)
"A demanda real indica a quantidade de turistas que há em um dado momento em determinado lugar, e a soma de bens e serviços efetivamente solicitados pelo consumidores nesse local durante sua estada".(p.40)
"O turista real-consumidor potencial refere-se aos gastos adicionais que pode realizar a demanda real durante sua estada, no consumo de bens e serviços que não foram pagos antes de sair de viagem ou que não são os obrigatórios de hospedagem para o turista que viaja por conta" [...].
"A demanda histórica é o registro estatístico das