FICHAMENTO
Disciplina: produção textual
Professora Deborah leal
Jefferson Rozeira
Direito 1º período (noturno)
Fichamento do livro “O que é científico”, de Rubem Alves
Paripiranga, 2014-1
Credencias do autor: Rubem Alves nasceu no dia 15 de setembro de 1933, em Boa Esperança, sul de Minas Gerais. No período de 1953 a 1957 estudou Teologia no Seminário Presbiteriano de Campinas (SP). Em 1963, foi estudar em Nova York, onde faz mestrado em teologia. De volta ao Brasil após concluir o doutorado, leciona e torna-se professor emérito da Unicamp, entre outros títulos.
É autor de várias obras, entre elas livros infantis e crônicas, nas quais aborda temas como educação, ciência e religião. Resumo da obra: No livro “O que é científico”, Rubem Alves, em uma linguagem clara e de fácil compreensão, lança um novo olhar sobre o que institucionalmente conceituou-se como ciência. E sobre como pensar a ciência, através de parábolas, histórias e analogias com campos diversificados do conhecimento, como música, literatura, arquitetura, filosofia e culinária. O autor aborda o tema de maneira que desmistifica a visão hegemônica de que ciência e conhecimento científico devem ser pensados e vivenciados a partir de enfoques meramente absolutos e dogmáticos, através de conhecimentos já existentes, quantitativos e exatos, e aponta a necessidade e a real possibilidade de trazer para o campo do conhecimento e da ciência questões qualitativas, intrínsecas à vida dos seres humanos, como a beleza, sentimentos, valores, gostos e emoções.
Capítulo 1: Redes e peixes
Qualquer coisa que não fosse peixe, que não fosse apanhado com suas redes, que não pudesse ser falado em ictiolalês, eles diziam: ‘não é real’. (pag. 17)
No 1º capítulo, através de uma história sobre uma aldeia às margens de um rio, que povoava o imaginário dos aldeões por não saberem que criaturas lá habitavam, o autor faz uma analogia entre o processo de construção do modo de