Fichamento
1) A partir da leitura do texto sintetizar as idéias chaves dos autores pautando nos seguintes tópicos :
A) Experiência e formação:
Aprendemos a ler de modo fluente nas relações estabelecidas em sociedade e nas trocas e aprendizagens na escola, portanto a leitura não consiste em atividade natural, então pouco em hábito. Diante do relato da escritora Ana Maria Machado, vimos que sua experiência de leitura foi conduzida desde cedo pelo seu pai, que diante de uma leitora-menina, em formação, mediava leituras mais complexas as traduzindo de forma que ela pudesse entender. Destaca-se em diálogo com a experiência da autora , que leituras de livros clássicos universitário podem ser feitos desde cedo , desde que seja respeitado etapas de processo de leitura , tendo um mediador sensível que traduza o texto de uma maneira que ela no inicio de sua formação como leitor a compreenda .
A leitura de clássicos confere ao leitor a possibilidade de enxergar a realidade de maneira ampliada, para alem de seu restrito social, o que podemos definir como experiência de leitura. Estas experiências podem ocorrer de diversas formas, segundo as condições econômicas e sociais de acesso a livros e demais impressos que circulam em sociedade.
Ao longo da vida, experiências de leitura de uma pessoa serão diferentes, dentre outros fatores porque seu conhecimento de mundo terá mudado, neste sentido o processo de formação dos leitores é também um processo de formação para a percepção do mundo- a partir SOS textos escritos e para alem dele.
É preciso que as crianças alem de ouvir historias, e leituras de imagens ouça a leitura de textos escritos e escreva textos, com auxilio do professor, mesmo antes de ser alfabetizada, no qual ela fará o inicio da cultura escrita.
B) Escolas como agencia de letramento:
Segundo o texto quando a primeira experiência com leitura se dá exclusivamente no ambiente escolar, onde leitura é sempre mediado por