fichamento
Curso: Psicologia
Disciplina: Psicologia da Educação
Professor: Júlio Cesar
Academico: Erbene Rabelo
Fichamento
Quixadá- CE
Agosto de 2013
Origem e evolução da psicologia da educação
“[...] o desenvolvimento histórico da psicologia da educação manifesta uma tendência clara ao distanciamento progressivo das proposições que querem considera-la um simples campo de aplicação da psicologia,” (p. 18).
“Até o final do século XIX, aproximadamente, as relações entre psicologia e educação estiverem totalmente mediadas pela filosofia.” (p.19).
“ Contudo, a influencia da psicologia filosófica constata- se, principalmente, no pensamento de Herbart, [...].Devemos a ele uma ideia que perdura até os nossos dias: a de que a filosofia moral tem a responsabilidade de estabelecer os objetivos da educação e do ensino; ao contrário, cabe à psicologia proporcionar os meios necessários para chegar a esses objetivos.(p. 20).
“ Durante o último quarto do século XIX, começa a manifestar-se na psicologia uma forte tendência a distanciar-se da filosofia: essa tendência culminará com o surgimento da psicologia científica nos primeiros anos do novo século.” (p.21).
“[...] durante as últimas décadas do século XIX, a teoria educativa inclinou-se também para o desenvolvimento à margem das grandes correntes do pensamento filosófico e luta para imbuir-se de uma fundamentação científica”. (p. 21).
“A psicologia, que acaba de separa-se da filosofia, é a disciplina à qual estão dirigidos todos os olhares e na qual são depositadas as maiores expectativas como uma fonte de informação e de ideias para a elaboração de uma teoria educativa de fundamento científico que permita melhorar o ensino e intervir sobre os problemas que se apresentam na escolarização generalizada da população infantil.” (p. 22).
“Em realidade, durante as duas primeiras décadas do século XX, praticamente todas as abordagens da