Fichamento
Instituto de Ciência Humanas
História
Arthur Guedes Cabral
Fichamento do projeto de pesquisa: A imprensa e a construção do novo império português na América (1808-1821)
Metodologia do Trabalho Científico
Professor Sérgio Barra
Juiz de Fora
2013
Fichamento:
Referência: BARRA, Sérgio Hamilton da Silva. A imprensa e a construção do novo império português na América (1808-1821). Rio de Janeiro, abr. 2013. p. 1-15.
Palavras-chave: Imprensa, Novo Império Português (XVII-XIX), Impressão Régia do Rio de Janeiro.
Natureza do Texto: Projeto de Pesquisa.
Objeto: O papel político da Imprensa na construção do novo Império Português na América.
Objetivo: Pesquisar o papel político desempenhado pela imprensa durante o Império Português entre 1808 e 1821, na legitimação da criação de um novo Império Português na América, que começou com a vinda da família Real para o Brasil em 1808. E mostra a interpretação do autor quanto a natureza das publicações que buscavam difundir um melhor conhecimento do estado da colonização no Sertão da colônia, espaço não totalmente preenchido pela ordem colonizadora.
Hipótese: A influência cultural e política da imprensa portuguesa nos leitores da época, que foi utilizada pelos monarcas para legitimar seu poder e difundir os ideais de colonização do espaço territorial que não havia sido preenchido e seu poder para civilizar o novo território.
Interlocuções:
LYRA, Maria de Lourdes Vianna. (A preocupação coma a criação de condições práticas de intercomunicação entre todas as partes do território como uma das justificativas para a instalação de tipografias.);
MATTOS, Ilmar Rahloff de. (A criação do novo império na América como recriação do antigo império português.);
MEIRELLES, Juliana Gesuelli. (As tipografias usadas no intuito de sustentar o Império Português, tanto na América, quanto em Portugal.).
Fontes: Para a elaboração do projeto de pesquisa o