Fichamento
Nome: Vanessa Sousa Pereira Turma: Administração
Indicação
Bibliográfica
Donaire, Denis. Gestão ambiental na empresa – 2. Ed. – 16. Reimpr. – São Paulo : Atlas, 2012.
Capítulo
Capítulo 1 – A Mudança no Ambiente dos Negócios (p. 13-26)
Capítulo 2 – A Variável Ecológica no Ambiente dos Negócios (p. 28-33).
Capítulo 3 – A Questão Ambiental sob o Enfoque Econômico (p. 39-49)
“Nas últimas décadas tem ocorrido uma mudança muito grande no ambiente em que as empresas operam: as empresas que eram vistas apenas como instituições econômicas com responsabilidades referentes a resolver os problemas econômicos fundamentais (o que produzir, como produzir e para quem produzir) têm presenciado o surgimento de novos papéis que devem ser desempenhados, como resultado das alterações no ambiente em que operam.” (p. 13)
“Como resultado da ampliação desse contexto, tem ocorrido uma proliferação de novas pressões por parte da sociedade, através de movimentos sociais reivindicatórios, pela atuação de grupos organizados ou de indivíduos, que resultam em novas leis e regulamentações que acabam, de certa forma, provocando mudanças nas regras do jogo.” (p. 14)
“Na visão tradicional da empresa como instituição apenas econômica, sua responsabilidade consubstancia-se na busca pela maximização dos lucros e na minimização dos custos e pouco além disso. Os aspectos sociais e políticos que influenciam o ambiente dos negócios não são considerados variáveis significativas e relevantes na tomada de decisões dos administradores [...].” (p. 15)
“A visão moderna da empresa em relação ao seu ambiente é muito mais complexa, pois ela é vista como uma instituição sociopolítica.” (p. 16)
“Portanto, muitas das decisões internas da organização hoje requerem considerações explícitas das influências provindas do ambiente externo, e seu contexto inclui considerações de caráter social e político que se somam às tradicionais