Fichamento
As leituras realizadas numa pesquisa bibliográfica devem ser registradas e documentadas através de anotações que se tornam mais acessíveis quando feitas em formas de fichas.
Fichar é transcrever em fichas, anotações para fins de estudo ou pesquisa.
Esse método possui uma grande vantagem, pois permite obter a informação exata no momento necessário, alem de permitir facilidade no manuseio, remoção, renovação ou acréscimo de informações. O uso de fichas se torna indispensável na tarefa de documentação bibliográfica.
FICHAS: TAMANHOS E CONTEÚDOS
As fichas possuem tamanhos padronizados, para facilitar o uso e o arquivamento em fichários, existem tanto com ou sem pauta. As fichas do curso de graduação podem servir para trabalhos e cursos posteriores, assim como um fichamento iniciado no Brasil podem ter continuidade no exterior no caso de cursos e pesquisas que se pretende realizar. Os tamanhos internacionalmente padronizados são: *PEQUENO: 7,5 x 12,5 cm
*MÉDIO: 10,5 x 15,5 cm
*GRANDE: 12,5x 20,5 cm
Geralmente o tamanho pequeno é utilizado para indicações bibliográficas, o médio para anotações sucintas e o grande refere-se a resumos de obras inteiras, planos de aula, seminários.
Quanto ao conteúdo:
1- Fichas de indicação bibliográfica ( autor, obra, assunto)
2- Fichas de transcrição para citações
3- Fichas de apreciação
4- Fichas de esquema
5- Fichas de resumo
1- Fichas de indicações bibliográficas: A ABNT, na NBR6023 define referência bibliográfica como um conjunto de elementos que permitem a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de material.
Consiste em:
• autor
• título
• número da edição (da 2 ªem diante )
• local de publicação
• editora
• data da publicação
Essas fichas de indicações bibliográficas são muito importantes quando se esta procedendo levantamento bibliográfico de um assunto.
Ex:
1.1.Ficha de indicação