Fichamento
CALGARO,Cleide. Desenvolvimento e meio ambiente: suas interfaces econômicas, sociais, éticas, ambientais e jurídicas. Revista Jus Vigilantibus, Domingo, 26 de março de 2006.
Dados sobre o autor (a):
Cleide Calgaro, bacharel em Direito pela Universidade de Caxias do Sul, aluna do Curso de Pós-graduação stricto sensu em Direito – Mestrado em Direito Ambiental e Biodireito, na Universidade referida.
Resumo Geral:
O texto Desenvolvimento e meio ambiente: suas interfaces econômicas, sociais, éticas, ambientais e jurídicas aborda o tema Evolução Humana x Degradação Ambiental, fazendo referencia a atuais problemas ecológicos gerados a partir da má forma de exploração de matéria-prima realizada através mão de obra humana. A autora do texto esclarece que a degradação ambiental não está correlacionada com a tecnologia ou processo de desenvolvimento econômico, mas sim, com a forma como a matéria prima é utilizada e com que intensidade é retirada da natureza .
A degradação ambiental se revela de forma crítica como conseqüência da ascensão econômica e crescimento populacional, afinal, quanto maior o número de pessoas à espera de produtos, maior a demanda. E assim, conseqüentemente maior a necessidade de extração de matéria-prima, acarretando também a poluição ambiental no processo de fabricação do produto final
Muito mais que supressão de necessidades vitais, o narcisismo humano e o crescente consumismo como conseqüência de um sistema ancorado em valores financeiros, vem acarretando o estado deplorável pelo qual o meio ambiente tem se encontrado. Isso leva a crer que o problema é principalmente de cunho social e civilizacional, apontando, portanto, para déficits éticos, jurídicos e humanos. Afinal é pertinente, antes de qualquer coisa, uma reciclagem de idéias, trazendo assim o resgate de valores antigos, tais quais os de preservação, fraternidade e zelo para com a natureza, para que a sociedade possa compreender que o necessário