Fichamento
Segundo Émile Durkheim “a sociologia é um fenômeno eminentemente social”. Pág.: 9; 2º par; linha 10 e 11.
A sociologia da educação estuda os fatos sociais, a partir dos seus processos educativos, analisando criticamente a sociedade no contexto social e compreende a vida social da realidade educacional e em suas relações. A sociologia da educação oportuniza os estudiosos compreender que a educação se dá no contexto de uma sociedade que, também é resultante da educação, por isso que ela estuda os fatos educacionais.
De acordo com Émile Durkheim “A educação é um processo social; isto é, esse processo põe em contato a criança com uma sociedade determinada, e não com a sociedade ingenere”.Pág. 12; 1º par; linha 19 a 21.
A educação é o processo pelo qual a sociedade procura transmitir suas tradições, costumes e habilidades, ou seja, sua cultura aos mais jovens, visa inserir os mais jovens a sociedade e aos grupos que a constituem, socializando e potencializando-os. Segundo Durkheim, a educação tem a função de preparar o homem para viver em sociedade. “A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre aquelas não ainda amadurecidas para a vida social”. Pág. 10; 1º par; linha 5 a 7.
Teoria da Educação baseia-se na teoria do funcionalismo, para as crises que eram causadas por aspectos morais e não econômicos. Pois Emile Durkheim comparava a sociedade a um organismo composto de várias partes integrantes que funcionando em harmonia. Se desse problema em uma parte