Fichamento
Fichamento do texto de :Leda Maria Martins
A ORALITURA DA MEMORIA
A congada se faz assim, “(...) é vazado pelo rufar dos tambores congos, e o território urbano matizado pelo cortejo dos congados. À frente, o balaiado guerreiro e ligeirinho de Congos, Marujos, Catopês coreografam os espaços e abrem os caminhos. Logo depois os moçambiques, com a dança trêmula do corpo e dos pés, vincados na terra, seguindo o fraseado toante e forte de seus grandes tambores. Atrás das espadas cruzadas pelos guardiões das coroas. (...) as coroas de latão e de contas-de-lágrimas pousam majestosas nas figuras imperiais negras.(..)os devotos beijam as bandeiras-de-guia, onde se desenham os santos padroeiros .(Martins, pg.63).
Elegi como foco deste texto uma das variadas expressões culturais brasileiras que, via perfomance, desenham o circuito atlântico, da África ás Américas:os Reinados, popularmente conhecidos como congados.( p, 64)
Dentro outras formas de expressão, as perfomances rituais, em todos seus elementos constitutivos, oferecem-nos um rico campo de investigação e de conhecimento. Nesse âmbito, cerimônias e festejos religiosos,por exemplo, alem de seu conteúdo sagrado, manifestam e instituem valores estéticos e filosóficos, quer em sua estrutura quer nos modos de enunciação que caracterizam sua perfomance, pois o ato performático ritual não apenas alude ao universo semântico da ação re-apresentada, mais constitui, em si mesmo, a própria ação.(p,64)
A cultura negra é o lugar das encruzilhadas. Na formação e constituição da paisagem cultural brasileira, podemos observar variados processos constitutivos derivados dos cruzamentos de diferentes culturas e sistemas simbólicos, africanos, europeus e indígenas. ( p,64)
“(...) ´´opto por empregar termo sincretismo somente como efeito de fusão de diversas formas, linguagens e sistemas, simbólicos e