Fichamento
Centro de Educação a Distância
Nome: Núbia dos Santos Rodrigues RA: 292810
Instituição de Ensino: Universidade Anhanguera Uniderp Pólo Tucuruí
Curso: Serviço Social 1° Semestre
Disciplina: Leitura e Produção de Texto
Professor interativo: Profª Me. Ângela Cristina Catonio
Professor Local: Ângela Mª Lima de Carvalho
Autor: Leonor Lopes Fávero
Obra: Coesão e Coerência Textuais
Editora: Ática 11ª edição em São Paulo, 2006 v.36 104 pag.
Coleção: Série Princípios
Texto em sentido amplo, designando toda e qualquer manifestação da capacidade textual do ser humano, e, em se tratando de linguagem verbal, temos o discurso, atividade comunicativa de um sujeito, numa situação de comunicação dada, englobando o conjunto de enunciados produzidos pelo locutor. (pág. 07)
A coesão, manifestada no nível micro textual, refere-se aos modos como os componentes do universo textual, isto é, as palavras que ouvimos ou vemos, estão ligados entre si dentro de uma seqüência. (pág.10)
A coerência, por sua vez, manifestada em grande parte macro textualmente, refere-se aos modos como os componentes do universo textual, isto é, os conceitos e as relações sob jacentes ao texto de superfície, se unem numa configuração, de maneira reciprocamente acessível e relevante. Com isto, entram, na análise geral do texto, tanto as condições gerais dos indivíduos como os contextos institucionais de produção e recepção, uma vez que estes são responsáveis pelos processos de formação de senti dos comprometidos com processos sociais e configurações ideológicas. (pág.10)
A Gramática da língua portuguesa, de apresenta a coesão como podendo ser gramatical e lexical. A gramatical pode ser frásica, interfásica (junção), Feitas estas considerações, está-se tornando possível chegar a uma proposta teórica diferente das já sugeridas: uma