FICHAMENTO O QUE MITO 1
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS - CESA
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA CULTURAL
DOCENTE: HELOÍSE MARIA
O QUE É MITO
DISCENTES :
GESSYCA ROCHA
KETIANE BARROS
SANGELA ALMEIDA
TICIANE GOMES
PATRICIA ROCHA (MANHÃ)
Fortaleza /2014
ROCHA, Everardo. O que é mito. Brasiliense, 1996.
Objetivo: O autor tem a intenção de nos fazer entender o mito mais a fundo, além das superstições, mistérios e indagações que o envolve. Ele nos fala da sua origem, da sua narrativa, dos seus paradoxos, nos cita um pouco do estudo do mito na visão de alguns autores e como o mito é visto em algumas sociedades. Enfim, nos leva a um labirinto de interpretações e pensamentos.
Palavras-chave: mistério, sociedade, antropologia
O LABIRINTO DOS MITOS
O mito é uma narrativa. É um discurso, uma fala. É uma forma de as sociedades espelharem suas contradições, exprimirem seus paradoxos, dúvidas e inquietações. Pode ser visto como uma possibilidade de se refletir sobre a existência [...] Serve para significar muitas coisas, representar várias idéias, ser usado em diversos contextos. Qualquer um pode, sem cerimônia, utilizar a palavra para designar desde o "mito" de Édipo ao "mito" Michael Jackson, passando pelo "mito" da mulher amada ou da eterna juventude [...] O ser humano fala e muito. Se o mito fosse uma narrativa ou uma fala qualquer, estaria diluído completamente. O mito é, então, uma narrativa especial, particular, capaz de ser distinguida das demais narrativas humanas. (p. 3)
[...] O mito não fala diretamente, ele esconde alguma coisa. Guarda uma mensagem cifrada. O mito precisa ser interpretado. Finalmente, o mito não é verdadeiro no seu conteúdo manifesto, literal, expresso, dado. No entanto, possui um valor e, mais que isto, uma eficácia na vida social. (p.4)
A Antropologia [...] possui uma vastíssima coleção de interpretações de mitos [...] têm por finalidade interpretar o mito para descobrir o que este pode