Fichamento - O que faz brasil, Brasil?
“Devo começar explicando o meu enigmático título. É que será preciso estabelecer uma distinção [...]. O “brasil” com o b minúsculo é apenas um objeto sem vida, autoconsciência ou pulsação interior, pedaço de coisa que morre e não tem a menor condição de se reproduzir como sistema [...].”(p. 7)
“Mas o Brasil com B maiúsculo é algo muito mais complexo. É país, cultura, local geográfico, fronteira e território reconhecidos internacionalmente [...] Sociedade onde pessoas seguem certos valores e julgam as ações humanas dentro de um padrão somente seu. Não se trata mais de algo inerte, mas de uma entidade viva, cheia de autorreflexão e consciência: algo que se soma e se alarga para o futuro e para o passado, num movimento próprio que se chama História.” (p. 8)
“Aqui, o Brasil é um ser parte conhecido e parte misterioso, como um grande e poderoso espírito.” (p. 8)
“Geralmente, estamos habituados a tomar conhecimento das sociedades – e, sobretudo, da nossa sociedade – por meio de suas manifestações mais oficiais e mais nobres. Tal como ocorre às divindades, que só são encontradas nas igrejas, também as sociedades só são normalmente percebidas quando surgem nas suas vozes mais “cultas”.”(p. 8)
“Para os tradicionalistas [...] os deuses se acham nos sacrários, nas capelas e nos livros sagrados de reza e devoção. Para os observadores [...], uma sociedade está nas suas ciências, letras e artes. A visão oficial contradiz a voz, a visão do povo e, ainda, a experiência da condição humana que, generosamente, enxerga Deus em toda parte [...] ”. (p. 8)
[...] “ pela comparação, queremos examinar alguns aspectos da sociedade brasileira que o povo encara e certamente ama como uma divindade ” (p. 9 )
[...] “o Brasil está em toda parte: ou melhor, pode ser encontrado em toda parte. O erro foi procurá-lo onde ele não gostava de estar, ou simplesmente não podia nem devia estar ” (p. 9)
“Na certeza de que as visões do Brasil a