Fichamento O que cidade
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
FICHAMENTO DO LIVRO O QUE É CIDADE
Disciplina: Sociedade, Meio Ambiente e Desenvolvimento
Professora: Débora de Barros Cavalcanti
Aluna: Manuela Miranda Vasconcelos Viana
Período: 6º
Maceió
2015
O QUE É CIDADE?
Raquel Rolnik
Introdução A autora introduz o livro questionando as diferentes sensações que as cidades são capazes de fazer sentir. Tal sensação provocada a um viajante quando se aproxima de uma cidade. Ela é como uma segunda natureza, em meio a pedras, rios e montanhas, ou melhor, é como um desafio a própria natureza.
A cidade nasceu a partir da sedenterização, processo que contribuiu para a relação de dominio entre homem e natureza. Junto a isso surge a necessidade de organização social, política e religiosa.
Trazendo para os tempos atuais, Raquel compara as torres tecnológicas e os outdoors aos templos antigos como locais de decisão e influência do Estado. Ao contrário da cidade, a cidade atual não é definida por barreiras ou muralhas, mas livre para o fluxo de pessoas e mercadorias.
Outro aspecto importante da cidade é que ela por si é um registro material das experiências humanas e do desenvolvimento das comunidades. O objetivo do livro, então, vai além de uma sistematização da história da cidade, mas também, pretende uma reflexão dos fenômenos urbanos através de sua natureza, origem e transformação. A primeira etapa discorre o conceito de cidade e o que há em comum em todas elas. A segunda, referese à cidade capitalista com seus conflitos e contradições. Definindo a cidade
A autora expõe que a primeira imagem de cidade que a vem a cabeça é São
Paulo. Tumulto, máquinas, intensidade e encontros. Entretanto, essa imagem de cidade não se enquadra nas cidades dos séculos passados. Essa linha de pensamento a levou a cidades como Babilonia, Roma e Jerusalém, cidades muradas, de dificíl