Fichamento o processo da comunicação david k. berlo
Capitulo quatro – Aprendizagem, A comunicação no contexto pessoal
Para que possamos entender o processo de comunicação, precisamos primeiro entender o comportamento humano. O mesmo método para entender sobre fonte, também nos servirá para compreender o receptor, pois são sistemas correspondentes. ‘‘A análise do comportamento, segundo o ponto de vista da comunicação, aplica-se igualmente a fontes e receptores de comunicação’’(BERLO, DAVID K. 1991,p 79.) Conhecendo o comportamento humano, poderemos trabalhar cada individuo e suas características, para que ele possa ter uma pré-disposição maior a mensagem.
Estímulo e Resposta
Segundo David Berlo podemos definir estimulo como qualquer evento, sensação que o individuo pode perceber e resposta é qualquer resultado da presença do estimulo.
É preciso distinguir entre duas grandes categorias de comportamentos de resposta. Chamaremos uma delas de ‘‘resposta descobertas’’ e a outra de ‘‘respostas encobertas’’. A resposta descoberta é observável, perceptível, pública. A resposta encoberta é a que ocorre dentro do organismo, não é prontamente observável ou perceptível, é íntima. (BERLO, DAVID K. 1991,p 81.)
Os significados de aprendizagem
Aprendizagem é a mudança na relação estável entre o estimulo e a resposta que o individuo percebe. ‘‘Se um individuo transfere a resposta que deu a um estímulo para outro estimulo diferente, diremos que ele aprendeu, e se um individuo começa a responder de forma diferente a um estimulo a que já tenha respondido antes, diremos que aprendeu.’’ (BERLO, DAVID K. 1991,p 82.). Nós como comunicadores precisamos atender os desejos do individuo, e muitas vezes nossos objetivos exigem aprendizagem por parte dos receptores. ‘‘O nosso propósito pode ser simplesmente selecionar um estimulo que tenha previamente motivado a resposta desejada, [...] precisamos entender o