Fichamento - o principe , maquiavel
A importância do ensino superior está diretamente relacionada à sua influência no desenvolvimento da economia e no fato de ser parte fundamental na construção do conhecimento dos indivíduos. Sabe-se, portanto, que o domínio do conhecimento nos dias atuais é ainda mais importante do que a riqueza econômica, pois este conhecimento, em última análise, é importante gerador de desenvolvimento, inclusive econômico. Isso é facilmente demonstrado quando se observa a gritante diferença de matriculados no ensino superior na América do Norte e na África Subsaariana, uma proporção de 20 para 1.
Esse parágrafo é uma introdução. Fala sobre a importância do ensino superior, o que no fim é a sua missão tradicional: a transmissão do conhecimento (a importância é relacionada ao desenvolvimento dos povos e, como consequência, a seu desenvolvimento econômico).
Dentre as missões tradicionais do ensino superior estão a transmissão do conhecimento através da pesquisa e ensino, destinadas a um objetivo maior, o desenvolvimento com sustentabilidade, e a disseminação deste conhecimento entre os povos. Como citado anteriormente, a troca de conhecimento entre a África e a América pode ser útil não apenas para a primeira, mas também para a última, simplesmente pelo fato de certas questões científicas serem vistas por diferentes povos com uma abordagem completamente diferente.
No segundo parágrafo é feita uma relação entre o desenvolvimento sustentável (quem for apresentar pode explicar rapidamente o que é desenvolvimento sustentável) e a transmissão do conhecimento entre os povos. Este é o conceito de Intercâmbio – a cooperação internacional entre cientistas, como forma de transferir os resultados das pesquisas em benefício mútuo.
Outro importante foco do ensino nas universidades, além do desenvolvimento social, mas com que também acaba se relacionando, está o debate das questões éticas e científicas com as quais se depara a sociedade